Dicionário gastronômico: burrata

Mais um dicionário gastronômico para vocês! Hoje é dia de explicar o que é a burrata e como ela chama a atenção na receita. Um sabor suave e levemente ácido. Uma refeição que você não pode deixar de experimentar.

A burrata é um queijo muçarela recheado com massa fresca de muçarela e creme de leite fermentado. Mais uma criação das terras italianas, mais precisamente do Sul da Itália, em Puglia.

A história conta que, em 1956, durante um período de nevasca, o leiteiro Lorenzo Bianchino, enfrentava dificuldades para transportar sua produção. Ele então encontrou a solução para reutilizar sua produção de leite, que com o passar das horas transformava-se em um creme espesso e amanteigado. Bianchino misturou esse creme às sobras da produção de muçarela e criou a Burrata de Andria.

Originalmente era produzida a partir de leite de búfala. Com o avanço da receita pelo mundo, hoje ela pode ser feita também com leite de vaca. Mas por que burrata? O termo se originou da palavra manteiga, que em italiano é “burro”. É uma referência ao recheio cremoso do queijo. Ele é moldado no formato de pequenas bolas, em um processo conhecido como “filagem”. As bolas são recheadas com creme de leite fermentado e massa fresca de muçarela.

Ao ser cortada, ela deixa escorrer a parte cremosa e leitosa de seu interior, um meio termo entre a muçarela de búfala e a manteiga. Hmmm!

Com aquele gosto peculiar e uma preparação bem cuidadosa, a burrata se destaca. Combina super bem com saladas, azeite, sanduíches e mais. Pode até ser servida como petisco.

Aqui na Feitoria Cozinha & Cia você encontra a burrata sobre massa de longa fermentação, outro detalhe nosso, com tomates cereja e molho pesto.

Se eu fosse você, nem terminava de ler esse texto aqui e já corria para pedir.

Confira essa e outras delícias no nosso cardápio. Faça seu pedido pelo WhatsApp, pelo IFood ou app Pertinho de Casa.

Deixe um comentário