Se tem um alimento que é tão queridinho como é versátil, esse é o queijo. Presente nas receitas da Feitoria Cozinha & Cia (e do mundo), o 20 de janeiro é dedicado a ele com o Dia Mundial do Queijo.
Considerada uma arte, a fabricação do queijo teve seus primórdios na época do paleolítico. Segundo a lenda, o queijo foi descoberto pelo Rei da Arcádia, Aristeu. Outros já dizem que foi um mercador árabe que, acidentalmente, transformou o leite que levara para beber durante uma cavalgada. Digamos que foi há mais de 6 mil anos a.C.
O queijo, na verdade, nada mais era que o leite coagulado, sem a presença de soro. Muitos anos depois, na Idade Média, a produção dos queijos ficou limitada à Igreja Católica e os monges dos mosteiros foram desenvolvendo suas receitas.
Chegando a outros locais e culturas, essa misturinha histórica pode ser vista como o sucesso do alimento. O queijo possui centenas de tipos, modos de fazer e contribui para que diversas receitas ganhem um toque e sabor especiais.
Além disso, é um bom complemento alimentar. É valioso por ser de fácil transporte, ter longa durabilidade e alto teor de gordura, proteína, cálcio e fósforo.
No Brasil, o estado de Minas Gerais é o maior produtor de queijo do país.
No diversificado (e delicioso) cardápio da Feitoria, você encontra tipos como o scamorza, o burrata, o gorgonzola… as vezes ele aparece derretido nas pizzas, ralado por cima dos nossos macarrões ou nos recheios dos sanduíches.
Todos os tipos usados são escolhidos minuciosamente para garantir um queijo bem preparado, fresco e nutritivo.
Bom, comida não se explica. Se experimenta, certo? Então faça já seu pedido pelo WhatsApp, Ifood, Pertinho de Casa ou venha até a nossa varanda na Av. Conselheiro Julius Arp, 80, bloco 10, no Espaço Arp, em Nova Friburgo – RJ.
Um excelente Dia Mundial do Queijo!