Dicionário gastronômico: sous-vide

Existem muitas formas de preparar um alimento e uma delas é a Sous-vide. O que? Pois é! Hoje nós vamos contar um pouco dessa técnica para vocês falarem ainda mais a nossa língua.

Sous-vide vem do francês e quer dizer “sob vácuo”. É um método de cozinhar alimentos a vácuo, numa sacola plástica selada em baixa temperatura por um tempo maior do que o tradicional.

Sua origem, é claro, francesa, mais precisamente do restaurante Troisgros, na cidade de Roanne. A técnica do “suvíd” (como se lê em português) foi aplicada pela primeira vez em 1970. O renomado chef e ganhador de três estrelas da Michelin George Pralus buscava métodos para cozinhar foie gras sem perder a composição original da carne e por isso adotou essa delicada técnica para manter o alimento em perfeitas condições. 

O resultado? Sucesso! Espalhando o sous-vide para todo o mundo, chegando ao Brasil.

O tempo pode variar entre 2 e 72 horas e a temperatura precisa ser estável, dependendo do que se cozinha. O objetivo da técnica é manter a integridade do alimento, evitando a perda de umidade e sabor.

É possível preparar qualquer tipo de carne, frutos do mar, legumes e frutas. Cada um precisa de um tempo exato para obter o melhor resultado. Entre as vantagens estão a preservação de nutrientes, preservação da matéria prima, sabor e aparência diferenciada e cozimento uniforme.

Quer conhecer isso tudo na prática? Aqui na Feitoria alguns de nossos pratos passam por essa técnica, garantindo um sabor inconfundível. Experimente!

Faça seu pedido pelo WhatsApp, pelo IFood ou app Pertinho de Casa.

Deixe um comentário